Saúde individual e comunitária


 Aqui encontras resumida a matéria lecionada no 9° ano sobre a saúde individual e comunitária.

Bom estudo e diverte-te.


Metas curriculares abordadas neste resumo:
Saúde individual e comunitária
 1. Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de vida da população 
1.1. Apresentar o conceito de saúde e o conceito de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde . 
1.2. Caraterizar os quatro domínios (biológico, cultural, económico e psicológico) considerados na qualidade de vida pela Organização Mundial de Saúde. 
1.3. Distinguir os conceitos de esperança de saúde, de esperanças de vida e de anos potenciais de vida perdidos. 
1.4. Relacionar a ocorrência de doenças com a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos. 
1.5. Explicitar o modo como a interação dinâmica entre parasita e hospedeiro resultam de fenómenos de coevolução. 
1.6. Relacionar o uso indevido de antibióticos com o aumento da resistência bacteriana. 1.7. Caraterizar, sumariamente, as principais doenças não transmissíveis, com indicação da prevalência dos fatores de risco associados. 
1.8. Indicar determinantes do nível de saúde individual e de saúde comunitária. 
1.9. Comparar alguns indicadores de saúde da população nacional com os da União Europeia, com base na Lista de Indicadores de Saúde da Comunidade Europeia.

 2. Sintetizar as estratégias de promoção da saúde 
2.1. Caraterizar, sumariamente, a sociedade de risco. 
 2.2. Apresentar três exemplos de “culturas de risco”. 
2.3. Explicitar o modo como a implementação de medidas de capacitação das pessoas podem contribuir para a promoção da saúde. 
2.4. Descrever exemplos de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitário. 
2.5. Explicar de que forma a saúde e a sobrevivência de um indivíduo dependem da interação entre a sua informação genética, o meio ambiente e os estilos de vida que pratica. 

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